Chave codificada não funciona? Conheça os 4 principais problemas

As chaves codificadas surgiram há cerca de 20 anos com o objetivo de aumentar a segurança do veículo. E conseguiram, já que provaram ser um sistema seguro contra roubos. Elas possuem um chip interno que se comunica com os circuitos do carro no momento em que a peça é introduzida na ignição.

Por ter um sistema mais complexo de ignição, a chave codificada pode apresentar alguns problemas durante o seu uso que inviabilizam a utilização do veículo. Veja alguns deles e saiba como proceder quando tiver um problema com chave codificada:

1. Transponder danificado

Transponder é o chip interno da chave e possui um circuito eletrônico que emite sinais codificados para o sistema interno do veículo, fazendo com que o motor entre em funcionamento. Ele fica posicionado na parte interna chave e está, de uma certa forma, protegido pela carcaça da peça.

Mas se a chave levar uma pancada forte, como um tombo de uma altura considerável, o chip pode se quebrar e deixar de funcionar definitivamente. Se o chip estiver quebrado, a solução é trocá-lo e efetuar a programação de um novo transponder com um profissional especializado.

2. Perda do código

A decodificação do chip pode ocorrer de várias maneiras. Além do já citado tombo da chave (que pode quebrar ou decodificar o chip), o problema também pode ocorrer por interferência de algum outro circuito elétrico que esteja perto da chave.

Mas a decodificação também pode acontecer no chip que fica na ignição do veículo. Neste caso, uma das causas do problema, pode ser a tentativa de ligar o carro com uma chave não codificada, ou programada com outro código.

Nos dois casos, para resolver o problema, o profissional ira precisar descobrir qual é o código do veículo para que possa reprogramar o chip que não estiver funcionando.

3. Bateria fraca

Este é o problema mais comum. A bateria das chaves codificadas dura bastante tempo e, às vezes, o motorista pode se esquecer de trocá-la.

Quando a bateria acaba, a chave deixa de funcionar e fica impossível até mesmo destravar o carro. Neste caso, é só fazer a troca normalmente. Em alguns casos, pode ser necessário refazer a programação do código do veículo.

4. Falha nos circuitos eletrônicos do carro

Uma instalação malfeita de equipamentos como som, telas de DVD, vidros elétricos, ou qualquer acessório que envolva a parte elétrica, pode causar problemas no funcionamento da chave.

Neste caso, é preciso investigar por que a chave codificada não funciona e para isso, o ideal é buscar um profissional especializado em eletrônica automotiva para solucionar o problema.

Seja qual for a falha na chave, é sempre importante que seja analisada por um profissional capacitado, o post serve apenas como informativo.

O que achou das dicas? Comenta aqui embaixo.

Fonte: chiptronic

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *